domingo, agosto 28, 2005

O TEMPO QUE LIBERTA

"quando no assédio de sessenta invernos
se cavarem as linhas de teu rosto...

Atroz meditação ! Como esconder
Da arca do tempo a jóia preferida ?
Que mão lhe pode os ágeis pés deter ?
Quem não lhe sofre o espólio nesta vida ?

( W. Shakespeare, in "SONETOS")

Um dia eu disse:



O TEMPO

O tempo,guardião vigilante,
toca em minh’alma
esta canção torturante
alertando-a, sem calma.
Oh, implacável e eu algoz,
perturbas meu sonho-menina
com tua velocidade feroz,
tornando-me tão pequenina.
Faltam-me pernas, corrida
e em que pese meu esforço,
desde já sangra a ferida
e meu ser em alvoroço
reluta em mais desafios
com esse gigante de porte
invadem-me calafrios
e a certeza da morte !
CARMEN MOREIRA 15.04.96. PELOTAS-RS

Veja anexo de Fernando Pessoa sobre...
Pára, meu coração! Não penses! Deixa o pensar na cabeça!Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!Hoje já não faço anos.Duro.Somam-se-me dias.Serei velho quando o for.Mais nada.Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...
Álvaro de Campos, 15-10-1929


DRUMMOND sobre o tema...

“Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
.... Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.”
(C.DRUMMOND DE ANDRADE)


9 comentários:

Rubens disse...

Mãe,
está ótimo!!!!
Só falta alguns retoques, eu te ajudo..
Bj do filho que te ama..
Elvrus

Anônimo disse...

Carmencita!!
Está lindo de chorar! Como em tudo o que você faz, aqui também pôs o teu coração. As tuas poesias são maravilhosas. Tens o dom dos grandes poetas: começamos cerebrais a ler tuas linhas, e... quando nos damos conta, é o coração e sua forma peculiar de assimilar o mundo que já está no (des)controle.
Também gostei do Shakespeare, do Pessoa e do Drummond (hehehe).
Aliás, gostei de tudo: o texto de apresentação do blog, as tuas fotos... puxa... lindo - tudo lindo!
Um beijo grande!

Anônimo disse...

Até que não tá dos piores... humpf..

Anônimo disse...

Afora o Mr. (chinelo Ryders) vcs são tendenciosos pra se manifestarem. Acho essa postura de estimular o idoso, bem moderna !Até pq vcs tão chegando lá, seus mequetrefes!
Adorei a simpatia e ebulição do SR.Hyde ! Até que ele fez muito em vir ! hihihi

Anônimo disse...

Bom... eu não estou chegando lá...

Idoso:(ô) adj. e sm. Que(m) tem bastante idade.
Buarque de Holanda Ferreira, Aurélio

Partindo deste conceito és idosa, mas só porque tens laguma idade a mais, só por isso.
Minha opinião não é tendenciosa. Elogios são difíceis de serem feitos por leoninos (quase dói fazer isso, tendo como base o nosso egocentrismo). Então, quando estes acontecem, são sinceros ;)

Tá muito bom mesmo

P.S.: comentei no segundo texto

Anônimo disse...

Aqui tá cheio de leonino hj ! hihihi . Vcs são mui queridinhos ! Obrigada pela paciência de vir cá, meus anjinhos !

Anônimo disse...

Carmencita
Está muito bom, mas afinal quando é que vais ganhar dinheiro com este teu dom. Começa a escrevê-lo. Tema: "Senhoras de boa familia, muito "bem" comportadas.hihihihihi

Anônimo disse...

A "Anonima" anterior sou eu:CÓIA.Beijos

COISAS DE CARMEN disse...

excelente os comentários. Sinto em todos, muito carinho!