sexta-feira, setembro 16, 2005

SOBRE POEMAS

Paulo Leminski (1944-1989)

* Jornalista, poeta, escritor, músico e letrista, Paulo Leminski nasceu em Curitiba, Paraná, em 24 de agosto de 1944. Foi colaborador da revista Veja e cronista da Folha de São Paulo. Tem várias composições gravadas por Caetano Veloso, Moraes Moreira e a Cor do Som. Alguns romances, textos em prosa, novela e peça teatral. Uma obra considerável para sua curta existência.

*No site indicado abaixo da foto, encontra-se toda a extenção de sua obra. Na poesia destaco:

Melhores poemas de Paulo Leminski. (seleção Fréd Góes) Global, São Paulo, 1996.

um bom poema leva anos
cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto,
uma eternidade, eu e você,
caminhando junto
(Paulo Leminsk)



Eu queria tanto
ser um poeta maldito
a massa sofrendo
enquanto eu profundo medito
eu queria tanto
ser um poeta social
rosto queimado
pelo hálito das multidões
em vez
olha eu aqui
pondo sal

nesta sopa rala
que mal vai dar para dois.
(P.Leminski)



CATIVA

Encerras no teu íntimo meu espírito,
Do cativeiro ele contempla minha solidão;
Um corpo errante, tarefeiro, aflito,
Passa por ti mil vezes ambulante..
Uma voz falante sem que dês ouvidos,
Suplica a “palavra-chave” que teu peito abra.
E se isso for a morte ?
Pouco importa !
Min’alma liberta, então,
Erraria noutras direções,
Livre, enfim, mas para onde ?
Outra vez, rumo à solidão, te procuraria,
Sempre e cada vez mais,
Infinitamente a te buscar iria.

Carmen 1995



ÓH, BARCO...

Leva nuvens escuras, bizarras
evade-me de tantas amarras
liberta-me pra mares distantes,
Acalma desejos inconstantes;
ancora min’alma errante,
num solo onde se plante,
anseios,temores e dores
projetos,dejetos,amores.
Deixa--me numa praia deserta com frutos,flores,coberta
das bênçãos da natureza,

E que, em meio a essa beleza,
repousada de tamanha fadiga,
Agradeça ao Pai e bendiga
ser peregrina na vida !

Carmen-moreira

Em 30.05.2002


SINTONIA


Mais ou menos chovia,
Íamos juntos, sorrias
Este sorriso aberto,
Notei, estávamos perto
De revelar o tamanho,
De nosso amor tão estranho,
Como se fosse possível,
Ou mesmo fosse passível,
Mensurar felicidade.
Que doce ingenuidade !
Invadiu-me, então, a certeza
De quão rara era a beleza
das almas em SINTONIA .

CARMEN MOREIRA

15.04.96 PELOTAS-RS


SONHOS POSSÍVEIS

““Você penetrou no sonho
E caminhou através do macio
tapete de meu devaneio
com botas ferradas”

(anônimo)

Na derradeira hora você ainda faz jus à misericórdia!
Considere-se vitorioso por esta migalha !
Outra era a proposta,
Audaz demais para quem se finge soberano.
Desça do cavalo, tire as botas ferradas,
Caminhe descalço e experimente sentir-se firme no solo.
Quanto menos armas, mais leve a jornada.
Não havia ataque, pois. Nem motivo para ser defensivo,
Salvo contra si próprio;
Não havia alvo. Você atirou ao vento e a flecha voltou ao seu peito.
Não havia jogo, nem estratégia, nem pódio e você se viu despido de louros na arena.
Não havia máscaras no baile, tão somente a música e você não dançou no ritmo.
Não havia feitiço, apenas um sonho a ser perseguido na dura realidade e você evadiu para as facilidades da ilusão.
Não havia teatro, nem atores, nem texto e você protagonizou todo o tempo um inconsistente monólogo!
Por fim :
Você sonhou acima da altura da sua capacidade
e seu coração habita uma casa sem paredes:equivoco
no orçamento; má economia dos desejos, o que não
alcança os sonhos nascidos.


Carmen Moreira
22.05.2004


POETAS DA CASA

(clique abaixo das fotos para ver o Blog dos autores)

Josué Santos- Curitiba. Pr.

SONETO

Um dia raiva maldisse a vigília
Não queria dos sonhos me apartar
Longe, onde a vida é imaginar
E você, minha querida família.

Sorve minha existência farroupilha
No solo fendido por teu caminhar
Pois que urge nos fazer libertar
Longe de ti é a minha Bastilha


Mas logo mostrou-se a bela verdade
Não há distância nem separação
Entre as ilusões mora a saudade

Nós dois, meninos que não têm idade
Há sempre um jardim em meu coração
Onde brincaremos em liberdade.


Rubens Enderle- Sete Lagoas. Mg.

SONETO

I

Enquanto jazes em noturno leito,

Funérea alcova, no lar aquecida,

O sangue dos teus, em luta aguerrida,

Solo tebano encharca, desfeito.

Então o rei, a escravos afeito,

Com este decreto traz-te à vida:"

Do mesmo crime que o morto nascida,

Nego-te a ele o divino direito".

Tuas mãos não ferem, antes afagam,

O pó que lanças ao corpo insepulto

Do príncipe, cujo trono usurparam.

Assim deixas claro ao homem estulto,

Que Antígona a custo os homens governam,

E a tirano algum jamais prestas culto.

Clarissa Enderle e Lua- Sete Lagoas, MG

ORAÇÃO DOS CEGOS

Ó cegos de todo o mundo
Sejais nossos guias
Conduz-nos pela mão,
Amada Santa Luzia
Livra´-nos da cegueira profunda
Que de densas trevas nossa alma inunda.
Nosso espírito corrompeu-se
E o desejo de belas imagens
Escravizou-nos
Ó Santa Luzia
Restituí-nos a visão
Para o que é essencial
Ó Cristo
Untai nossos olhos
Com vossa sagrada saliva
Ó divino que nos habita
Tende compaixão de nós,
Mendigos de Vossa luz.

(Clarissa Moreira Enderle
Agosto de 2001 )



7 comentários:

Anônimo disse...

Carmen Coruja Moreira Epiderme, adora colocar teus rebentos na vitrine, né? Dessa vez não vou elogiar prá manter a minha fama de modesto. Esse blog deveria se chamar "potencializador de saudades da Carmen", pois sempre que venho aqui tenho vontade de estar ao teu lado.
Beijo, querida.
Josué Epiderme.

Anônimo disse...

que família!!!!
meus queridissimos!!!!
Bravo Carmencita!

Anônimo disse...

ATÉ QUE POR FIM !!!!! ISSO QUE EU QUERIA! TUAS POESIAS !!!!
Isto é uma maravilha Carmencita!


"Encerras no teu íntimo meu

espírito,

Do cativeiro ele contempla minha solidão;"

Laura

Anônimo disse...

É... "Sonhos Possíveis" minha vida recontada mil vezes. Quantas vidas ainda?

Rose

Anônimo disse...

É... "Sonhos Possíveis" minha vida recontada mil vezes. Quantas vidas ainda?

Rose

Anônimo disse...

ATÉ QUE POR FIM !!!!! ISSO QUE EU QUERIA! TUAS POESIAS !!!!
Isto é uma maravilha Carmencita!


"Encerras no teu íntimo meu

espírito,

Do cativeiro ele contempla minha solidão;"

Laura

Domingo, Setembro 18, 2005 11:39:22 AM

Anônimo disse...

Oi Tia-Vó CARMEN!
ËSPERO QUE RECEBAS,SENÃO VOU DESISTIR DE ESCREVER NESSES "bLOGs"e voltar para os comuns.Então a família toda está fazendo rimas? Muito bom!
Estivemos na City este findi,e fomos a Jaguarão brincar de Chuy!Até a KKzinha virou (a ponte )internacional! Beijos e Parabéns a todos.