terça-feira, outubro 18, 2005

ESPAÇO FESTAS

“ Chega um dia de falta de assunto.
Ou, mais propriamente, de falta de apetite para os milhares de assuntos . “ Carlos Drummond de Andrade



Profissão não se confunde com OFÍCIO. A minha profissão ficou lá atrás. Não que eu a tenha esgotado e se me cutucam capaz de brotar ainda aquele entusiasmo, aquele vigor, mas isso é um ASSUNTO e tanto !

Bem mais fácil falar de meu ofício, o qual exerço por puro “ossos do ofício”, tipo vídeo-game, atividade lúdica, mas sempre com a esperança de que um dia tome pé. Isso é um pouco contraditório, pois se chega a crescer tenho medo de que me sufoque e tome proporções que fujam do meu controle. A essas alturas é preciso, mais do que justo,ter o controle absoluto de tudo, senão...

Pois quando resolvi migrar do Sul pro Sudeste, não tive alternativa senão trazer tudo: móveis, cachorro,carro e meu trabalho: um acervo de 17 anos, patrimônio que compõem minha loja de ALUGUEL DE TRAJES. Meio caminhão de caixas que ficaram depositadas em uma peça da casa em que moro, à espera de uma decisão. Quantas vezes passei por essa peça e neguei a existência desse entulho, esperando que uma luz viesse e me desse coragem para montá-la.




Como se estivesse programado , dois meses após minha chegada, eu estava instalada há duas quadras de minha casa , na principal avenida de meu bairro, numa sala de proporções médias e com o entulho todo acomodado. Por pura superstição troquei o surrado e exausto nome de “IMPREVISTO”, para “ESPAÇO-FESTAS” , no que não fui muito feliz, pois as pessoas perguntam se eu alugo salão para eventos !



Avenida da Loja. Pista dupla repleta de flamboyants







Fachada modesta com placa feita às pressas




Cá estou, pois, pouco a pouco ficando conhecida. Como já disse, tenho medo que me descubram de supetão ! Em termos de fantasias, trajes de época, acessórios para caracterizações, tenho certeza de que sou imbatível. Já em termos de trajes finos aqui tem lojas de alto gabarito.


PONTOS ALTOS DO MEU ACERVO DE FANTASIAS :



Elvis, um orgulho !














Cigano estilizado

Mosqueteiro

Duende. Inédito !!

Árabe negro . Virado pra Meca !!

Nota: Os manequins masculinos são do ACERVO de amigos da Cláudia , que já apresentei em outra página !

Aos poucos vou reformando, modificando, conservando e usando a criatividade para evitar grandes investimentos. Tudo muito calmamente.
Tenho peças bastante raras e muito originais.
Tudo a preços módicos, pois meu bairro é de operários.

Modelo gala

Noiva

Traje de época

Dança do ventre e bruxa

MELINDROSA DE LUXO !!

KIKO DO CHAVES !

Por conta dessa atividade, tenho passado tardes muito divertidas, com minhas amigas, vizinhas queridas que estão sempre prontas para me incentivar. É uma desculpa maravilhosa para estreitar os laços e ir conhecendo esse povo simpático.

Trabalho só no turno da tarde e já é muito !

Curiosidades do ofício:

* Devido ao sotaque gaúcho, acham que sou de Portugal !! ( eu queria ser da França e ser chamada de "Madame Carmen" !)

* Como a umidade do ar gira em torno de 23% , as vizinhas passam a tarde jogando água em baldes na calçada.

*Descobri que mineiro é fissurado por água. "Baldear" é uma atividade compulsiva. Será por falta de mar ?

* As 18 horas, em ponto, cerram-se as cortinas. Esse momento é esperado com grande ansiedade. Estou, ainda, tentando entender o porquê !!

* As crianças que passam , entram. Reviram tudo, sem cerimônia; perguntam muito e, já fiz o teste, se tiver uma peruca, TODAS , colocam e riem, até as crianças tristes !

* Tirei um indicativo dessa observação: PERUCA É MATERIAL LUDOTERÁPICO, POR EXCELÊNCIA !

2 comentários:

Anônimo disse...

Carmen,

Coloca logo estas fotos na parede, no albúm não, na parede. Já ouviu dizer que o marketing é a alma do negócio, então!

Tem mais uma coisa que vc não disse da sua loja. Você fica mais acessível. Aí fica fácil uma sessão de terapia grátis. hehe

Mas falando sério, obrigada pela conversa, pela atenção, pelo carinho de sempre.

Conte sempre comigo, viu! bj

Anônimo disse...

Madame Carmen : como sempre, visitar seu blog é uma delícia.
Pena eu morar tao longe e (criança que sou)nao poder ir, revirar tudo, perguntar muito e claro, experimentar as perucas.
Aos poucos, essa vai ser a loja mais conhecida do Brasil...vai ver.
beijos e abraços